Fórum Pombal
Notícias:
Forum POMBAL - Um espaço na Internet para promover Cultura, Desporto, Comércio de Produtos e Serviços do Concelho de POMBAL
Forum POMBAL - Mais informação: Email geral@forumpombal.com Telefone 236 098 487

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Setembro 11, 2010, 03:58:01

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Onde está a arqueologia de Pombal?????  (Lida 852 vezes)
Sílvia Gonçalves
Nivel 1
*

« em: Outubro 17, 2009, 06:14:44 »

Boa tarde,
Chamo-me Sílvia e actualmente sou finalista do curso de Arqueologia e História em Coimbra.
Actualmente acho que a arqueologia é um tema muito pouco desenvolvido no concelho de Pombal, muito infelizmente.
Ora, esta área só viria trazer benefícios para o concelho se fosse mais explorada. Primeiro porque a nossa zona está repleta de vestigios, desde pré-históricos a romanos e medievais, e depois porque seria uma mais valia para o concelho, a nível de turismo, se tais sitios e vestigios fossem envestigados e dados a conhecer ao público.
Para mim é estranho e talvez caricato ver que pombal tem um gabinete de topografia ou de SIG e não tem um gabinete de arqueologia. Posso dizer que já vi municipios muito mais pequenos, onde já fiz trabalho de voluntariado em escavações, que têm um gabinete de arqueologia!
Deixo aqui o problema levantado para ver se alguém começa a ter consciência daquilo que o concelho poderia estar a ganhar a todos os níveis.
Pertinentemente, gostaria de saber algum contacto do Grupo de Arqueologia e Espeleologia de Pombal, uma vez que ele é apenas referido no site do municipio, não tendo mais informações.
Cumprimentos

Registado
m888
Administrator
Nivel 3

« Responder #1 em: Outubro 19, 2009, 11:32:07 »

Sílvia:

A associação que referes encontra-se neste momento sem actividade. Podes no entanto contactar outra similar, o GPS - Grupo Protecção Sicó - www.gps-sico.org / gps.sico(at)gmail.com

Cumps.
« Última modificação: Outubro 19, 2009, 07:11:34 por m888 » Registado
Joel S.
Administrator
Nivel 5

Pombal, uma terra de cantos, recantos e encantos

« Responder #2 em: Outubro 25, 2009, 10:16:26 »

O problema é que a vocação desta autarquia não está voltada (ainda) para o turismo de forma séria e comprometida, tão pouco para ideia de viabilizar os vestígios arqueológicos que temos como atracções turísticas.
Já escrevi isto muitas vezes, mais uma menos uma....: Mudar mentalidades pode demorar décadas, se os meus filhos conseguirem ver na prática aquilo para qual nos esforçamos hoje...., será uma vitória.
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: